RaioX Gastronomia

Restaurante italiano motiva conexão de pessoas com sua arquitetura diferenciada

O empreendedorismo pode vir a partir de uma necessidade ou até mesmo no sangue. Este é o caso de Wagner Calixto, atual dono do Spazio Forgioni - Pizza e Gourmet, de Santo André, no ABC Paulista. Ambiente que soma sofisticação e aconchego, o restaurante está às vésperas de completar um ano, e já é contemplado com momentos especiais familiares, admiradores de uma boa massa, e até mesmo casamentos e batizados.

Entre quatro irmãos, Calixto nasceu com o que pode ser chamado de “olhar para os negócios”. Desde pequeno encontra meios para gerar resultado financeiro e, principalmente, humano. “Sempre vi oportunidade onde eu não tinha capacidade. Quando eu era criança, não sabia soltar pipa, mas descobri que sabia fabricá-las”, conta o empreendedor, também arquiteto, dono de uma agência de comunicação, fotógrafo e técnico em eletrônica.

Apesar de sua desenvoltura para trabalhar, o jovem só se deu conta de seu dom empresarial após um divisor de águas em sua vida. Aos 24 anos, seu irmão mais novo sofreu um grave acidente. Nesta situação, Calixto doou-se totalmente para os cuidados de seu caçula no hospital. Passados alguns meses resolveu ingressar na faculdade de arquitetura e, paralelamente, iniciar o trabalho comunicacional na sala de estar de sua mãe. 

Com seu irmão recuperado e a agência completando 10 anos, aconteceu o que Calixto chama de “chacoalhar a roseira e fazer algo novo”. Foi quando seu olfato de futuro criador de massas sentiu a oportunidade de empreender novamente.

Analisando o que hoje é seu restaurante, o comunicador explica que tudo partiu da necessidade de encontrar um bom local para almoçar com sua equipe da agência de comunicação. Passaram algumas vezes em um estabelecimento conhecido como uma das primeiras pizzarias da cidade, que cedeu lugar para a nova empreitada. E como de costume, houve uma partilha com o irmão mais novo e atual sócio: “Aqui existe grande potencial de crescimento”, lembra o empresário.

“Percebi que era um bom cruzamento de vias, o local era ótimo e então decidimos iniciar o investimento”, revela Wagner. Desta forma, já formado em arquitetura, deu início ao projeto e desenhos do que hoje é o Spazio. A obra teve início em novembro de 2016, estendendo-se até abril de 2017, e assim, abrindo as portas rústicas e contemporâneas para toda a população.

Atualmente, o Spazio Forgioni é uma pizzaria e trattoria. O nome também soma lembranças de sua infância. Dessa forma, o restaurante é palco de não apenas aqueles que apreciam massa bem-feita e bons preços, mas também de famílias e datas comemorativas. Ou até mesmo moradores antigos da cidade e contadores de histórias.

Além disso, pela beleza arquitetônica, de forma inesperada, hoje o Spazio Forgioni é ambiente para realização de mini wedding e as mais diversas comemorações, como batizados e festas de debutante.

Calixto pretende transformar o restaurante em um recinto cada dia mais acessível para idosos e portadores de necessidades especiais, além de buscar realização interior em sua obra. “Gosto de fazer e colaborar para ambientes e momentos mais humanos. Quero que o Spazio motive momentos mais família, entre amigos, românticos e olho no olho. Um local que marque história, não apenas a minha, mas a de cada um que passar por aqui”, finaliza o empreendedor.

 

Crédito Foto: Divulgação

 


Busca

Cadastre seu email

Receba novidades sobre a Raio-X